english | português | español

Groupware@LES ilustra��o, seta para a direita Projects ilustra��o, seta para a direita WineTag

WineTag

A WineTag (www.winetag.com.br) é, numa primeira abordagem, uma rede social de vinhos que tem como objetivo democratizar o acesso à informação. Reúne várias experiências virtuais em um só espaço: avaliações pessoais (são mais de 50 mil opiniões de usuários), rótulos de vinhos (mais de 45 mil cadastros), fóruns de discussão, sugestões de combinações de pratos com vinhos (publicados em parceria com canal Receitas do iG), artigos e opinião de especialistas, informações sobre regiões, lojas, eventos e restaurantes. Ou seja, o vinho cumpre seu ciclo completo: da compra até a degustação, passando pela harmonização. A parte social é exercida pela avaliação publicada e compartilhada na rede.

Para acompanhar o usuário, que hoje vive conectado, a rede também foi para os celulares (iPhone, Android e Windows Phone ultrapassando mais de 60 mil downloads) e restaurantes (iPads), substituindo o cardápio impresso. O software é utilizado hoje por mais de 120 restaurantes e está integrado à rede social. Através do tablet, é possível acessar o menu e a carta de vinhos do local, com sugestões de harmonizações feitas pelo restaurante, e escolher os vinhos por regiões, uvas e até mesmo pelo preço, o que confere um aumento no poder de escolha do consumidor. Os clientes podem ainda ler as opiniões deixadas por outras pessoas, fazer suas próprias avaliações a respeito de determinado rótulo ou experiência com a casa e a comida, comprar os vinhos do cardápio para receber em casa e participar de um clube de vantagens gastronômicas ganhando pontos ao participar de todas estas atividades(WineTagClub).



Histórico do Projeto

A partir do conceito da computação móvel, computação ubíqua, Internet das Coisas e códigos em 2D para armazenar informações, surgiu a motivação para o desenvolvimento de um projeto que culminou com a dissertação de mestrado de um dos colaboradores e a construção de uma rede social que agrega informações e avaliações fornecidas por empresas, especialistas e usuários acessadas através da web por qualquer dispositivo (desktop, celulares, tablets, kiosks, etc) a fim de auxiliar consumidores na compra e escolha de um vinho ou harmonizações.

As informações geradas ficam acessíveis através do site da rede social, aplicativos mobile para iPhone, Android e Windows Phone 7, e também são codificadas em códigos 2D, como o QR Code, gratuitamente, para serem usadas nas garrafas, prateleiras, vitrines e revistas.

As informações são recolhidas através de avaliações ou descrições da ficha técnica do vinho na rede social WineTag (www.winetag.com.br), na qual os participantes também podem manter uma lista de amigos, compartilhar suas avaliações e recomendações em outras redes sociais (Facebook, Twitter), acompanhar atualização de outros participantes e publicar informações onde determinados vinhos podem ser comprados ou degustados.

A WineTag é um sistema colaborativo, ou seja, os próprios usuários produzem e consomem o conteúdo disponível. É uma rede social para amantes do vinho com o foco na mobile web e a Internet das Coisas que utiliza o conteúdo criado na rede para disponibilizar informação para usuários onde estiverem.

Com foco sempre na inovação e pioneirismo, um dos projetos criados pela WineTag foi a primeira carta de vinhosdigital e interativa do Brasil, totalmente conectada à rede social, em junho de 2010. O aplicativo possui algoritmos que gera harmonizações combinando os pratos do cardápio do estabelecimento com os vinhos da carta e facilita a escolha de vinho ao permitir que o consumidor consulte avaliações e recomendações de outros clientes do estabelecimento ou participantes da rede social.



Collaborators:


- Marcio Cunha - Hugo Fuks